Tecnologia do Blogger.

domingo, 15 de abril de 2012

Como usar slide mestre no power point 2003-2010

Filled under:

O Microsoft Office PowerPoint nos disponiza diversas e excelentes ferramentas para criação de apresentações multimídia. Dentre esses recursos temos os slides mestre.
Os slides mestre nada mais são que um meio pelo qual o usuário pode formatar toda sua apresentação rapidamente. Imagine o seguinte caso: Você está criando uma aprensentação de 100 slides e a cada 5 slides você usa um tema diferente, fontes diferentes, com tamanhos diferentes, tipos e cores diferentes. Seria muito trabalhoso ir modificando slide por slide ou até mesmo copiando e colando. Para facilitar, o PowerPoint disponibiliza o Slide Mestre, onde você pode configurar toda a sua apresentação de uma unica vez.

Para começar, acesse a guia "Exibição", em seguinda, clique em "Slide Mestre" que fica no grupamento "Modos de Exibição de Apresentação", no canto esquerdo do monitor (tecla de atalho ALT+J+M). Veja a imagem abaixo:


Ao clicar nessa opção, sua janela do PowerPoint mudará um pouco. Ao invés de mostrar seus slides, serão mostrados outros, os slides mestre. A guia "Slide Mestre" também aparecerá. Ao clicar nos slides que estão à esquerda do monitor, você perceberá que eles são exatamente como os possíveis slides que podem ser inseridos numa apresentação. Portanto, basta configurar o slide correspondente da maneira que você deseja.


Por exemplo, vamos configurar o slide que é o principal, ou seja, aquele que é o primeiro a aparecer sempre que uma nova apresentação é criada. A titulo de referência, veja a imagem abaixo para ter uma melhor noção do slilde que será configurado:


Com esse slide do grupamento de slides mestre selecionado, selecione a caixa de texto "Clique para editar o estilo do título mestre" e aplique qualquer tipo de fonte, por exemplo "Lucida", coloque em "Negrito" e aplica uma outra cor, por exemplo, "Vermelha".

Feito tudo o que foi dito acima, simplesmente clique "Fechar modo de exibição mestre", que está no grupamento "Fechar", guia "Slide Mestre". Seus slides voltarão a aparecer. Se você já inserido algum slide com o padrão do slide que configuramos, ou seja, um slide do tipo "Slide de Título", verá que ele mudou e agora está com formatação igual a que você aplicou anteriormente.

Se não usou esse tipo de slide ainda, faça o seguinte clique em "Novo Slide" que fica na guia "Início", grupamento "Slides" (tecla de atalho ALT+C+I), como mostra a figura abaixo:





Na parte que se espandiu após você ter clicado em "Novo Slide", clique agora em "Slide de título". Será inserido um novo slide, com configuração igual a que você aplicou anteriormente.
Pronto! Esse é o funcionamento base dos slides mestre. Basta agora configurar o slide mestre correspondente ao slide que você quer padronizar e seu trabalho será muito mais fácil. Voltarei a fazer outras postagens com o uso mais avançado dos slides mestre, é só aguardar.

A título de aprendizagem, segue o link de um vídeo no Youtube. Nesse vídeo é mostrado como criar slides mestre no PowerPoint 2003 Slides Mestre PowerPoint 2003.

Tutoriais em vídeo 

 


Parte 2
Parte 3
                Fontes:
Teclati- Power point slide mestre
Canal do officegurubr 

0 comentários:

Postar um comentário

Digite seu comentário e depois clique em publicar e prontinho!